segunda-feira, 5 de março de 2012

10 perguntas sobre a gripe suína

[1] POR QUE AS GESTANTES SÃO MAIS SENSÍVEIS A GRIPE? (Cristy Emilly – RO)
O sistema imunológico das gestantes possuem naturalmente uma imunidade baixa pois toda grávida passa por mudanças importantes nos sistemas de respiração e de defesa do organismo. Por isso ficam mais vulneráveis a certos vírus. A imunidade das grávidas diminui para permitir que o bebê se desenvolva sem ser combatido como um possível corpo estranho. Outro fator é que o útero aumenta e comprime o pulmão, que fica mais sujeito a infecções. Os sintomas e os sinais desta gripe, tanto na grávida quanto nas pessoas não grávidas, são os mesmos, com a diferença é que na grávida as coisas ocorrem com mais rapidez e mais força!
[2] O SABONETE EM BARRA PODE TRANSMITIR O H1N1? (Camila Vidal)
Sim, para lavar as mãos prefira sabonete líquido. Depois da terceira, quarta vez que você lava a mão num sabão de barra, está tudo contaminado. Isso vale também para a toalha que deve ser sempre descartável, principalmente em locais públicos.
[3] POR QUE BEBER MUITA ÁGUA É UMA MEDIDA PREVENTIVA? (Mª Fátima – RJ)
Manter o corpo hidratado é importante em qualquer situação e previne diversos problemas de saúde. No inverno bebemos menos água, a nossa mucosa fica mais ressecada e uma mucosa ressecada facilita a entrada do vírus (não só o H1N1, mas vários outros), então hidratação é fundamental.
[4] POR QUE A VOLTA ÀS AULAS FORAM ADIADAS? O MINISTÉRIO DA SAÚDE ESTÁ ESCONDENDO A GRAVIDADE DA SITUAÇÃO? (Mª Fátima – RJ)
Sabemos que as crianças são muito ativas e não possuem a assimilação do adulto para cumprir o ritual de lavar as mãos sempre. Elas vivem levando a mão na boca, nariz, olhos e mordendo o lápis. Tudo isso são meios graves de transmissão. Crianças correm mais risco. Imaginem um lugar fechado com 30, 40, 50 crianças. Se uma criança destas espirrar passa pra todo mundo, pois ela não protegerá o seu espirro com um lenço, como deveria.
[5] POR QUE ESTÃO DIZENDO QUE A GRIPE SUÍNA É ALTAMENTE CONTAGIOSA? (Gabriel L. Ramada)
Este vírus se transmite pelo aerosol, que é o que a gente espirra, é o que a gente tosse, e este aerosol são partículas muito pequenas que ficam em suspensão em até uma distância de metros. A transmissão se dá muito mais pelo contato manual até, do que pela inalação. Quem colocar a mão em um lugar contaminado vai passar a carregar milhões de partículas do vírus e aí o contágio acontece de forma simples: basta levar a mão à boca, ao nariz ou ao olho para adquirir a doença.
[6] POR QUE DEVEMOS DESINFECTAR A MÃO COM ALCOOL GEL? O ALCOOL COMUM NÃO FUNCIONA? (Arnaldo)
O álcool líquido também ajuda a desinfectar. Mas o álcool comum é perigoso por ser altamente inflamável, além disso ele é mais volátil e desaparece logo. A recomendação para o uso do alcool gel é devido a segurança que ele oferece e pode ser manuseado também por crianças sem problema. O álcool gel custa três ou quatro vezes mais do que o álcool líquido. Mesmo assim vale a pena, eu tenho meu na bolsa, em casa e no trabalho. Tenho usado diariamente várias vezes ao dia!
[7] AS MÁSCARAS REALMENTE PROTEGEM? (Sissi – RJ)
Sim. Mas é preciso saber usá-las. Deve-se ajustar a máscara na face evitando que boca e nariz fiquem desprotegidos, evitar tossir e espirrar dentro da máscara, pois a umidade provocada torna o tecido úmido e diminui a eficácia, trocar de máscara quando a mesma estiver úmida. Atualmente orienta-se que as máscaras sejam trocadas a cada 2 horas de uso contínuo.
[8] QUAL A MELHOR MÁSCARA? (Sissi – RJ)
Embora as máscaras não sejam uma proteção definitiva, aquelas com um poder de filtração maior são as mais indicadas. São conhecidas como N95 e estão indicadas para profissionais da saúde que têm contato direto com secreções de pacientes com suspeita de doenças transmissíveis pelo ar.
[9] DINHEIRO PODE TRANSMITIR GRIPE SUÍNA? (Arnaldo)
Sim, as notas (e moedas) são grandes vilãs na propagação do H1N1. Um estudo realizado por pesquisadores do Hospital das Clínicas de Geneva, na Suíça, indica que o vírus que transmite a gripe consegue sobreviver até 17 dias em notas de papel moeda. Para que isso aconteça, basta que o microorganismo esteja envolto em restos de muco (que podem ter passado ao dinheiro pela saliva, por exemplo). Lavem suas mãos!
[10] APENAS UMA DICA IMPORTATE:
Aos pais, quando chegarem em casa vindos de um dia de trabalho, evitem beijar e abraçar seus filhos e esposas/marido antes de tomar um banho caprichado e desinfectado as mãos. Mesmo não estando contaminado e nem gripado, pode trazer da rua o vírus nas suas roupas, objetos e pele simplesmente por ter pegado um ônibus, trem, tocado em dinheiro e tantas outras atividades que parecem comuns. É importante também, tomar banho antes de comer alguma coisa, pois sua casa está limpa e quem carrega o vírus é VOCÊ que esteve o dia todo exposto.
—————-COMO LAVAR AS MÃOS CORRETAMENTE—————
————————————————
G1, ZERO HORA, MINISTÉRIO DA SAÚDE

Nenhum comentário:

Postar um comentário