quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Mundo vegetal

A importância do látex para as plantas.
Não existe uma opinião generalizada quanto à importância que tem para as plantas o látex.
Por um lado o látex, contém produtos de excreção do metabolismo, entre os quais figura sobretudo a borracha, porém, também outras substâncias que são importantes para a planta, como glúcidos, proteínas e outros produtos, estão presentes.
Ensaios realizados com plantas às escuras revelaram que estas extraem substâncias do látex e transformam-nas posteriormente.
Quando a planta sofre uma ferida o látex flui rapidamente; por outro lado, tem um sabor amargo e é frequentemente tóxico, devido aos alcalóides que contém. Por isso o látex, constitui uma protecção eficaz contra os ataques de animais.
Flor
A função das flores, sementes, reprodução das plantas, vida vegetal

flor Flor: importante função reprodutiva dos vegetais

Introdução


Quando pensamos em flores, é muito comum nos lembrarmos delas em sua forma colorida e vistosa; porém, esta característica é apresentada apenas por alguns tipos. Há flores que ficam bem pequenas e esverdeadas, como, por exemplo, as flores de gama.
Função
Apesar de contribuírem com a beleza da natureza, principalmente durante a estação da primavera, a existência das flores possui um objetivo reprodutivo: contribuir com a produção de sementes do vegetal. Desta maneira, novas plantas são capazes de surgir e crescer.

Composição
Uma flor simples é composta por sépalas e pétalas. A função das sépalas é proteger a flor quando ainda está em botão (fase inicial do desenvolvimento), ou no momento em que se fecha, à noite. As pétalas coloridas têm o papel de atrair os insetos para polinizar a flor, ou seja, trazer o pólen de outra flor da mesma espécie, depositando-o no estigma.

Os grãos do pólen são tão pequenos que não podem ser vistos a olho nu. Para visualizá-los é preciso utilizar um microscópio, desta maneira, é possível notar que estes podem ter diferentes formatos.

Após serem depositados no estigma, os grãos de pólen seguem através de tubos extremamente estreitos, seguindo do estilete ao ovário da planta. Antes do desenvolvimento dos óvulos, no ovário, para a formação de sementes, é preciso que sejam tocados por um desses finos tubos, para que possam ser fertilizados.

As flores geram seu pólen nas pontas dos estantes (chamadas anteras). Na maior parte das vezes, é melhor para as plantas que elas sejam fertilizadas pelo pólen de outra espécie, isto ocorre através da ajuda de insetos (abelhas, vespas, borboletas e algumas espécies de moscas) ou pelo vento, como ocorre no caso das gramas e algumas árvores.

As plantas que possuem flores podem ser classificadas em famílias, de acordo com o tipo da flor que produzem. Alguns exemplos são: o dente-de-leão, as rosáceas (iguais às rosas), umbelíferas (pareci­das com os guarda-chuvas), ranunculáceas (família do botão-de-ouro) e as leguminosas (produzem sementes como a ervilha ou feijão).

Curiosidade:
As conhecidas flores de jardim devem receber um tratamento especial em sua plantação, pois estas não podem ser plantadas antes de se conhecer a luminosidade do ambiente, além do tipo de solo e sua umidade. Este cuidado não é necessário no caso das flores silvestres (que se desenvolvem nas florestas), pois estas são possuem a capacidade de se desenvolver de acordo com o solo e clima de cada região.
Reprodução das Plantas
Saiba mais sobre a reprodução das plantas, sua importância para o equilíbrio
do ecossistema, reprodução sexuada e assexuada, polinização, etc.

reprodução das plantas Reprodução das plantas: polinização é um dos principais processos

Introdução
Todo organismo precisa se reproduzir, caso contrário, haveria o desaparecimento de muitas espécies de organismos, e a vida na Terra estaria seriamente comprometida.
Processo reprodutivo
Em nosso planeta há uma grande variedade de organismos vivos, estas diferentes espécies de vida são dependentes uma das outras não só para garantir sua continuidade, como também, o equilíbrio do ecossistema.

Antes de falarmos sobre a reprodução das plantas, é importante lembrarmos como ocorre a reprodução celular, neste caso, lembraremos rapidamente da meiose.

Partindo do princípio que a palavra reprodução significa a formação de novos indivíduos a partir de um único indivíduo (reprodução assexuada) ou formação de novos indivíduos da mesma espécie através da fusão de dois gametas (reprodução sexuada), lembremos o que ocorre com as células.

Reprodução assexuada
Na reprodução assexuada uma única célula se divide para formar duas células idênticas (células filhas). Já na reprodução sexuada, duas células se unirão e cada uma fornecerá metade de seu DNA para formar uma nova célula.

No caso das plantas mais desenvolvidas, a reprodução sexuada ocorrerá mais freqüentemente. Esses tipos de plantas possuem seu próprio sistema de reprodução sexuada, sendo que alguns deles são bastante complexos.

Polinização
Por exemplo, as plantas que produzem flores são dependentes de insetos e alguns tipos de animais para sua reprodução, pois, com a ajuda destes seres, os polens são transportados de uma flor a outra, garantindo assim, sua reprodução através da polinização.

Fotossíntese
Conheça o processo da fotossíntese, produção de alimento pelas plantas

fotossíntese Fotossíntese: produção de alimento pelas plantas
O que é

A fotossíntese é um processo realizado pelas plantas para produção de seu próprio alimento. De forma simples, podemos entender que a planta retira gás carbônico do ar e energia do Sol.

Processo

Através deste processo, a planta produz seu próprio alimento constituído essencialmente por glicose. À medida que a planta produz glicose, ela elimina oxigênio.

A glicose é utilizada pela planta na realização de suas funções metabólicas, ou seja, ela é o seu principal combustível, sem ela, seria impossível manter suas funções vitais.

O processo de formação da glicose se dá através de reação química, e esta, somente é possível devido à transformação da energia solar em energia química.

Importância

Sem a fotossíntese, não existiria vida em nosso planeta, pois é através dela que se inicia toda a cadeia alimentar. Daí a grande importância das plantas, vegetais verdes e alguns outros organismos.

Além disso, como já vimos, a medida em que a planta produz glicose ela elimina oxigênio, e sem oxigênio é impossível sobreviver .


Nomes Científicos de Árvores
Conheça o nome científico de diversas espécies de árvores
árvores Árvores: várias espécies com nomes diferentes
Conhecendo os nomes populares e científicos de algumas espécies de árvores
Conhecemos muitas espécies de árvores pelo nome comum (popular), ou seja os nomes que as pessoas deram e que foram passando de geração para geração através da cultura popular. Porém, os botânicos (pesquisadores que estudam as espécies do reino vegetal) e outros cientistas que estudam árvores, criaram nomes científicos. Muitos destes nomes possuem significados de acordo com as caractererísticas da árvore ou dos frutos que produz. Veja abaixo alguns exemplos.


Nome Popular Nome Científico Nome Popular Nome Científico
Abacateiro Persea americana Fruta-pão Artocarpus altilis
Amoreira Morus nigra Imbuia Ocotea porosa
Araça Psidium cattleianum Ipê Amarelo Tecoma serratifolia
Araucária Aruacaria spp Jabuticabeira Plinia trunciflora
Cacaoeiro Theobroma cacao Jambeiro Eugenia malaccensis
Cajueiro Anacardium occidentale Jasmim Rudgea jasminoides
Caquizeiro Diospyros kaki Jatobá Hymenaea courbaril
Carvalho Quercus spp Jequitibá rosa Cariniana legalis
Cedro Cedrus spp Laranjeira Citrus sinensis
Chourão Salix babylonica Louveira Cyclolobium vecchi
Cipreste Cupressus macrocarpa Macadâmia Macadamia integrifolia
Embaúba Cecropia hololeuca Macieira Malus sylveltris
Espinheira-Santa Maytenus ilicifolia Mamona Ricinus communis
Eucalipto Eucalyptus spp Nogueira Carya illinoinensis
Figueira Ficus carica Oliveira Olea europaea


Nenhum comentário:

Postar um comentário