quinta-feira, 24 de novembro de 2011

porque os aninimais... porque, porque?

Os porquês dos animais
Porque os gatos ronronam?
Os gatos ronronam quando se sentem bem e quando fazemos carinho neles. É um sinal de prazer. São duas cordas vocais situadas no fundo da garganta que vibram, emitindo esse som característico.
É verdade que os gatos enxergam à noite?
No escuro, os gatos enxergam muito melhor que nós. Sua pupila pode se dilatar bastante e perceber o menor traço de luz. Mas no escuro total, eles também não enxergam nada!
Por que as formigas se deslocam em fila indiana?
É para não se perder! Andando, a formigas colocam no seu caminho uma substância cheirosa que todas as formigas de uma mesma família reconhecem. Basta seguir esse caminho cheiroso para voltar para casa!
Porque as abelhas fabricam mel?
Para alimentar as outras abelhas e as larvas que vivem na colméias. As colméias são enormes usinas de mel. Para os apicultores, basta colher essa iguaria tomando cuidado com as picadas!
Porque devemos espantar as moscas?
As moscas costumam pousar em lugares sujos que são ninhos de micróbios, como o lixo, os excrementos... Pousando depois em nós ou nos alimentos, elas podem trazer sujeiras ou transmitir doenças.
Porque as baratas são tão desagradáveis?
Quando as baratas se instalam em uma casa elas invadem tudo. Elas se escondem nos cantinhos escuros, multiplicando-se a toda velocidade. São invasoras que precisamos expulsar.
Porque o louva-a-deus tem esse nome?
É por causa da posição de suas patas dianteiras: quando elas estão unidas, as pessoas dizem que ele está rezando. Mas não é nada disso! Elas estão sempre prontas para dar o bote e agarrar uma presa...
As centopéias têm mesmo cem patas?
As centopéias chegam a ter centenas de patas. São os animais que têm mais patas!
Um cavalo sofre quando as ferraduras são colocadas?
Os cascos dos cavalos são de queratina, uma proteína bem dura, de que também são feitos os chifres dos bois e as nossas unhas. Por isso, o cavalo não sofre quando as ferraduras são colocadas, pelo menos não mais do que quando cortamos as unhas!
Porque o galo canta tão cedo?
Cocoricó! Desde o nascer do sol, o galo canta para mostrar aos outros que ele está lá e que é o chefe da casa!
As zebras têm listras iguais?
Não, cada animal tem as suas próprias listras: elas são diferentes de uma para outra e servem para que as zebras se reconheçam. Cada espécie de zebra tem um tipo de listra também: finas ou largas, mais escuras ou mais claras...
Os morcegos são aves?
Não, eles são mamíferos; os únicos capazes de voar como as aves. Suas asas não têm plumas: elas são de pele e se ligam ao corpo na extremidade dos dedos bem longos.
Como o dromedário consegue viver no deserto?
O dromedário pode ficar 15 dias sem beber nem comer! Ele suporta muito bem o calor, pode fechar as narinas em caso de tempestade de areia, seu corpo é capaz de estocar uma grande quantidade de água, sua corcunda contém uma reserva de gordura que lhe dá energia e, para terminar, ele pode andar muito tempo na areia sem cansar.

Qual é a maior baleia do mundo?
É a baleia-azul. Adulta pode medir 30 metros de comprimento! No entanto, ela só come animais minúsculos. Se não for caçada pode viver mais de 50 anos.
Porque as baleias expelem grande jatos de água?
As baleias podem mergulhar quase meia hora prendendo a respiração, mas elas são obrigadas a subir para respirar. É o ar que a baleia assopra ao voltar à superfície, misturando com a água, que faz esse jato impressionante
Qual peixe nada mais rápido?
Alguns peixes nadam com bastante velocidade, como o atum e o espadarte. Mas o mais rápido é o agulhão-bandeira, um peixe de 3 metros de comprimento com uma nadadeira em forma de vela de barco, o que faz com que ele seja conhecido também como agulhão-vela. Ele salta para fora da água a 100 kilômetros por hora!
Todos os tubarões são perigosos?
Existem mais de 350 espécies de tubarão. Algumas são ferozes, mas a maioria é inofenciva. O tubarão-anão mede 20 centímetros. O tubarão-baleia, o maior peixe do mundo, mede 15 metros, mas não é perigoso. Os mais temíveis são o tubarão-branco, o tubarão-tigre, que come tudo que encontra, o tubarão-azul, tubarão martelo...
Os papagaios falam de verdade?
Não, eles apenas são capazes de imitar algumas palavras ou frases. O papagaio-verdadeiro é verde, tem o topo da cabeça amarelo e a cauda vermelha, e imita muito bem a voz humana. Até assobia com afinação!
Qual é a menor ave do mundo?
É o beija-flor, também chamado de colibri. Ele se alimenta do néctar das flores e põe dois ovos do tamanho de pequenas ervilhas! O beija-flor bate as asas a toda velocidade e é capaz de fazer vôos rasantes atingindo mais de 50 quiômetos por hora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário